Qual é o cacto do deserto?
De fato, qualquer filme ou desenho animado que se refira a algum deserto sempre apresenta algum tipo de cacto. Muitas vezes, ele é retratado como uma planta alta, verde e que consegue sobreviver sob o calor do deserto e sem uma gota de água por longos períodos de tempo.
Como os cactos conseguem sobreviver no deserto?
Os cactos são nativos das Américas e geralmente vivem em áreas que são relativamente secas, sendo que muitas dessas plantas conseguem prosperar até mesmo em áreas como o Deserto do Atacama, um dos lugares mais secos da Terra. Com isso em mente, podemos finalmente abordar a pergunta central desse post: como os cactos conseguem sobreviver no deserto?
Por que os cactos murcham no deserto?
Em épocas de chuva, dilatam para armazenar bastante água; quando rola a seca, elas murcham, doando água para que outras células importantes, como as que fazem fotossíntese, possam sobreviver É tão raro chover no deserto que, quando isso rola, os cactos precisam pegar o máximo de água, o mais rápido possível, antes que ela evapore.
Por que os cactos são encontrados na caatinga?
Os cactos são encontrados principalmente em ambientes secos, como na Caatinga, bioma do Nordeste brasileiro. Para sobreviver nessas regiões, o cacto conta com uma variedade de adaptações que permitem a economia e o acúmulo de água. Os cactos, como já dito, possuem folhas reduzidas, uma característica que diminui a perda de água por transpiração.